O que são os Gatilhos Mentais e como usa-los no Marketing de Afiliados?

Você sabia que a maioria dos comportamentos humanos são atribuídos a traços ou gatilhos mentais profundos?

Sim, podemos ter controle sobre nossas ações, mas a ciência mostrou que podemos ser persuadidos a tomar ações específicas.

De fato, quanto maior a motivação de uma pessoa e mais fácil algo for feito, maior a chance de um gatilho emocional influenciar com sucesso o comportamento.

Mas afinal, o que são gatilhos mentais e como você pode aproveitá-los no marketing de afiliados para aumentar suas vendas  e melhorar a experiência do usuário para seus clientes e possíveis clientes?

Gatilhos são tudo o que nos leva a concluir uma ação específica. Eles nos dizem o que fazer a seguir e vêm na forma de gatilhos internos e externos.

Gatilhos externos são coisas que acontecem externamente à pessoa. Eles podem assumir muitas formas, mas geralmente estão ligados aos nossos sentidos.

Por exemplo, eles podem ser visuais, como a forma como uma página é organizada ou a cor ou o posicionamento de um botão “Comprar agora”.

Ou eles podem estar relacionados ao perfume, como a maneira como os corretores de imóveis tentam adicionar o cheiro de panificação a uma casa que estão tentando vender para provocar sentimentos de aconchego e lar em potenciais compradores.

Tais técnicas de design persuasivas podem criar gatilhos externos que influenciam a maneira como as pessoas reagem a algo e o que fazem.

Gatilhos internos são impulsos que acontecem dentro de nós, em nossas mentes. 

Como por exemplo as memórias, emoções ou situações que fornecem informações sobre o que fazer em seguida. 

Os gatilhos internos são um fator importante para a criação de produtos formadores de hábito e são os fatores que impulsionam o crescimento de empresas de bilhões de dólares.

O Gatilho da reciprocidade é  um gatilho importante que pode influenciar o comportamento das pessoas, mas existem outros gatilhos úteis que você deve conhecer e aplicar no seu negócio.

Escassez

Ninguém quer perder a oportunidade em que está interessado, e é aí que entra o princípio da escassez.

As pessoas tendem a querer o que não podem ter, e dar a impressão (espero que verdadeira) de que o que elas querem pode desaparecer, esgotar ou ficar indisponível esse é um gatilho poderoso.

Como você pode usar esse Gatilho para melhorar o seu Marketing?

Uma maneira comum de as empresas usarem a escassez como gatilho é por meio de números de estoque ou disponibilidade. 

A Amazon usa esse gatilho quando exibe “apenas 1 em estoque” nas páginas dos produtos. 

Você também vê isso nos sites de viagens em que eles relatam “apenas cinco ingressos por esse preço”.

Você também pode criar promoções com tempo limitado. Por exemplo: “A venda dura apenas dois dias. Compre agora! ”

Ou oferecendo algum tipo de Bônus apenas pras primeiras 10 pessoas que adquirirem seu produto.

Prova Social

Não é incomum nos dias de hoje as pessoas acreditarem em um determinado fato apenas vendo algum tipo de prova. 

Aquele famoso ditado “só acredito vendo” é exatamente disso que se trata o Gatilho Mental da prova social

Os cientistas estudam a importância da prova social há décadas, e foi comprovado que contra fatos não há argumentos.

No Marketing de Afiliados esse Gatilho é um dos mais importantes, afinal estamos sempre provando que o produto ou serviço que estamos promovendo funciona e que não somos mais um guru da internet.

Como você pode usar esse Gatilho em seus Negócios?

  • Divulgue os depoimentos de quem já comprou o produto ou serviço que você está divulgando.
  • Mostre o número de pessoas que tiveram suas vidas transformadas depois de usar o seu produto ou serviço;
  • Verifique se sua prova social se conecta de maneira inteligente à seu produto ou serviço

Ganância

O gatilho da ganância é um dos mais utilizados no Marketing de Afiliados.

Eu aposto que você já viu por ai headlines assim:
 “Como faturei R$ 12.387,77 em menos de 1 mês usando apenas uma estratégia“.

Essa chamada tende a acionar no usuário o sentimento de mais por
menos, ou seja, ele vai ganhar tudo isso usando apenas uma estratégia. 

Vale  lembrar que os gatilhos mentais precisam ser trabalhados sempre com a verdade, ou seja, se você criar headlines fantasiosas, ou que os resultados não foram aqueles que você destacou, você vai se queimar.

E não é isso que a gente quer.

Como usar esses Gatilhos Mentais?

Você pode criar manchetes relacionadas ao resultado do produtor  no seu negócio que estimulem o lado ganancioso do seu leitor.

Por exemplo: Veja como o Alex Vargas faturou mais de oitenta e um mil reais usando uma única estratégia, Clique Aqui Agora!

Mas cuidado, não abuse dessa técnica, às vezes sua chamada pode parecer demasiadamente forçada, e isso pode afastar o seu futuro cliente em vez de aproxima-lo.

Conclusão:

Compreender como seus clientes pensam e como você pode influenciar suas ações ajudará você a aumentar as vendas e os lucros.

Mas lembre-se de usar essas estratégias com sabedoria. 

Afinal, as melhores e mais valiosas conexões com os clientes são construídas com base em confiança e cuidado.

5/5

Quer TRABALHAR EM CASA pela Internet, mas não sabe como?

Receba GRÁTIS o E-book 4 Passos ESSENCIAIS para começar o SEU NEGÓCIO ONLINE do ZERO. 

Katia Rodrigues

Katia Rodrigues, conheceu o Marketing de Afiliados através da busca mais manjada do Google "Como Ganhar Dinheiro na Internet?" e então Chutou o Balde do seu antigo emprego! E vai ajudar você começar ganhar dinheiro pela internet, mesmo não sabendo nada de tecnologia e marketing

Website: https://chuteiobaldeoficial.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *